Sinalizando o Reino no Exame de TCC

quarta-feira, 28 de abril de 2010 18:42 Postado por Marcos Nunes
Marcadores: , , ,

0


Este artigo é a reprodução adaptada  de um email para um grupo de pessoas que acomapanharam o crescimento acadêmico, espiritual e profissional do meu amigo André Thiago.


Queridos amigos,
 
Eu tive o prazer de estar presente durante a apresentação do TCC do meu amigo A.Thiago para a banca de professores da Faculdade de Designer da INFNET. O tema do TCC era "Redesigner de marcar da Igreja Evangélica Congregacional de Bento Ribeiro".

Ao chegar ao locar, achando que estaria bem na hora da apresentação do nosso amigo, para minha surpresa, ainda estava no meio da avaliação de um aluno, os professores que falaram foram críticos, mordiam, mas assopravam...logo eu fiquei sabendo que certo professor com doutorado em designer tinha sido muito duro na avaliação do trabalho deste aluno....

Outra surpresa foi o fato de que ainda tinham 2 projetos antes do A. Thiago e eu ainda precisava voltar para o trabalho. Fiquei observando e este professor doutor realmente estava destruindo com o olhar e a voz de quem ficou empedernido pelo doutorado. Foram momentos de tensão ao final de cada apresentação..a expectativa em relação as palavras do professor doutor.

Eu fui persistente e fiquei até o fim. Então veio a apresentação do nosso amigo. Confesso que estava preocupado com um certo "pré-conceito" com um projeto relacionado à igreja. Teoricamente seria a junção de uma coisa super moderna e inovadora (designer) com uma coisa super antiga e tradicionalista (Igreja \ religião).

A apresentação foi super corrida, mesmo com o nervosismo, o meu amigo A. Thiago sempre consegue se livrar da tensão com o seu jeito irreverente. O tempo era de 15min...ele levou uns 25min...olha que ele correu muito no final...rsrsrs Todos bateram palmas, e eu ouvi alguns gritinhos sobre a polêmica do dízimo..."vamos passar a sacolinha... Todos respiraram fundo, ficaram em silêncio e a orientadora pediu para o professor doutor falar primeiro. 

E agora...?

Bem, o Professor  Doutor disse que foi tomado por dois sentimentos durante a apresentação: de que não daria tempo para concluir e o desejo de dar mais tempo para aquela "menino', pois a apresentação estava excelente! Os comentários dele foram maravilhosos e surpreendentes! Eu me emocionei...senti como se Deus estivesse honrando o A. Thiago e honrando o SEU próprio NOME.

O Professor Doutor fez vários comentários, dentre eles:
"Eu não tenho nenhum comentário a fazer sobre seu projeto enquanto Professor para um Aluno!"

"Os únicos comentários que eu poderia fazer sobre seu trabalho seria sentado numa mesa de profissional para profissional!"

"O trabalho de pesquisa histórica foi fantástico!"

"O trabalho de pesquisa interna foi maravilhoso!"

O A. Thiago fez pouquíssima coisa no logo da Igreja, tirou o amarelo do fogo, mas foi exatamente a humildade e a sensibilidade de perceber qual seria a marca que melhor representaria a identidade do "cliente \ igreja".

Foi realmente um momento fabuloso!
Eu tenho aprendido a cada dia que Deus deseja mais profissionais cristãos capacitados levando os valores do Reino de Deus para o mercado de trabalho, empresas e sociedade em geral do que missionários, pastores ou levitas.

Isso tudo aconteceu na semana em que o A. Thiago passou por momentos bem complicados devido as enchentes causadas pelas chuvas neste final de verão de 2010!

Forte Abraço!

Marcos Nunes

Vocação para Missão Integral

sábado, 24 de abril de 2010 14:25 Postado por Marcos Nunes
Marcadores: ,

0



Faz algum tempo que venho pensando em Missão Integral como um caminho sem volta para minha vida e minha vocação.

Olhar ao meu redor ver as circunstâncias calamitosas do meio onde me converti, amadureci e aprendi a ser líder dentro de uma comunidade de fé fez com que o meu sentimento mais presente fosse o de inconformidade.

Logo no mês em que me converti passei a ler o livro de Atos dos Apóstolos e a freqüentar a EBD. Estava maravilhado:

O pentecostes, a primeira pregação de Pedro, a perseverança na doutrina dos apóstolos, a solidariedade de Barnabé, o martírio de Estevão, a conversão de Saulo, as curas de Pedro, as duras viagens e prisões de Paulo me impressionavam. Eu ficava extremamente empolgado por imaginar estar entrando naquela igreja.

Neste mesmo mês acabei participando involuntariamente de uma reunião de liderança da igreja onde houve uma enorme briga, agressões verbais, empurra-empurra e outras coisas. Tudo isso porquê haviam acusações de que o então pastor estava em adultério com uma jovem da igreja.

Como novo convertido seria natural que eu meCitação decepcionasse e desviasse. Mas minha reação foi inversamente proporcional. Creio que naquele momento eu estava sendo forjado com uma imensa vontade de fazer com que a igreja do meu tempo fosse a mais parecida possível com a igreja primitiva.

Depois de algum tempo eu fui ao seminário teológico conheci a MI e me apaixonasse por ela. Passei a entender que aquilo que estava proposto nas páginas do Novo Testamento para a igreja estava expresso em termos mais práticos nos princípios da  Missão Integral. Inclusive os fracassos.

Talvez tenha sido a confissão de arrependimento e fracasso na tarefa da evangelização que tenha me atraído quando conheci o Pacto de Lausanne.

Identifiquei naquela expressão as mesmas circunstâncias que vivi naquela confusa reunião de líderes. Os erros mais gritantes do presente não são pretextos para abandonarmos a igreja, mas assim, para nos tornarmos os seus agentes de transformação mais determinados.

Passei bastante tempo envolvido em um  ambiente eclesiástico desinteressado pela razão de ser das coisas.  Não defendo que seja necessário saber por saber, penso que devemos saber mais para fazer mais e melhor.

Tive que passar por algumas mudanças desafiadoras, mas hoje tenho começado a me realizar e a ver muitos dos meus sonhos e planos se realizando. Ainda tenho muito  a aprender e fazer.

Mas hoje eu tenho mais oportunidades de contribuir para que a igreja do meu tempo seja um pouco mais parecida com “aquilo que estava proposto nas páginas do Novo Testamento” e com “os princípios práticos da Missão Integral”. Tenho como fazer Ação Social Cristã.

Aquele que entende que tem uma vocação para trabalhar com Missão Integral "não deve ser conformar" com os sistemas problemáticos, deve "renovar-se" e enfrentar ou contornar equívocos da igreja para seguir em direção “a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus”.




Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
    Romanos 12.2


Forte Abraço!

Marcos Nunes

Objetivo do "Sinalizando o Reino"

sexta-feira, 2 de abril de 2010 13:42 Postado por Marcos Nunes

1

O objetivo do "Sinalizando o Reino" e veicular informações que promovam e sinalizem o Reino de Deus de acordo com os princípios do Sermão do Monte e de Missão Integral.