Igualdade de gênero como Sinal do Reino.

terça-feira, 22 de junho de 2010 18:58 Postado por Marcos Nunes
Marcadores: , , ,

2


Esta semana li uma excelente notícia de uma das maiores empresas do Brasil. A Petrobras e mais 38 grandes empresas do mundo acabam de assinar uma documento na ONU, mais especificamente no Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (Unifem), se comprometendo a desenvolver ações que atendam aos "Princípios de Empoderamento da Mulher".

Este movimento da ONU \ Unifem visa promover um ambiente empresarial nas nações onde haja mais igualdade de gênero (entre mulheres e homens).

Iniciativas deste tipo agregam muito valor comercial a marcar e muita capacidade de empreendedorismo e inovação na gestão destas grandes empresas. Não obstante a isto, olho para este tipo de iniciativa como um movimento de valorização da mulher como ser humano digno de lugar na nossa sociedade.
Vejo este tipo de ação com bons olhos, pois também sonho com um mundo de mais igualdades. Sonho com um mundo onde haja mais igualdade de gênero, sonho com um mundo onde haja mais igualdade social, sonho com um mundo onde haja mais igualdade racial e, ainda que muitos não concordem, ainda que eu trabalhe para a conversão de indivíduos e de nações ao cristianismo, sonho com um mundo onde haja mais igualdade religiosa.
A liberdade religiosa é um dos valores mais importantes do cristianismo protestante ainda que hoje muitos cristãos tenham sido enredados pelo "canto da sereia" do PODER (político, midiático, de influência, religioso, financeiro, comercial e etc).

A liberdade religiosa é a liberdade de escolha, é a liberdade da consciência, a liberdade do livre exame das escrituras que é uma ação em prol da liberdade religiosa. Cristo foi uma promotor de iguardade de todos os tipos.

Será que alguém poderia me dizer se no Reino pode haver diferença entre gêneros?
 
Se o Reino de Deus que está inaugurado desde agora e ainda é parcial, mas deve expressar a maior quantidade possível de características do Reino de Deus que será pleno ali e além. Será que estes "Princípios de Empoderamento da Mulher" propostos pela ONU não estão colaborando com uma sinalização do Reino de Deus aqui e agora?
 
Forte Abraço!

Marcos Nunes

Casa do Julgamento - Tema: Colisão em Campo Grande. (Agosto)

segunda-feira, 21 de junho de 2010 19:34 Postado por Marcos Nunes
Marcadores: , , ,

3

VEM AÍ! EM AGOSTO... 

Um evento que todos esperavam!!!
Uma experiência que você nunca mais esquecer!
Você sabe realmente aonde suas decisões vão te levar???
Três Finais de semanas de apresentações!
Dias 7, 8, 14, 15, 21 e 22 de Agosto.
À partir das 20:00hs.

Casa do Julgamento® é uma apresentação teatral interativa que lida com as escolhas feitas pelas pessoas e as conseqüências dessas escolhas nesta vida e na eternidade.
Mas Casa do Julgamento® é bem mais do que isso. Nem uma outra ferramenta tem se mostrado tão eficaz em apresentar às pessoas uma oportunidade de escolherem um relacionamento pessoal com Jesus Cristo.

Em mais de 20 anos de história Casa do Julgamento® tem estabelecido um impressionante registro como uma das mais eficazes ferramentas de evangelização para alcançar aqueles que têm certa resistência de virem a um culto tradicional ou eventos evangelístico.

Desde seu inicio em 1983 um número estimado de 3.9 milhões de pessoas já assistiram a uma apresentação de Casa do Julgamento® e 390.000 tomaram, pela primeira vez, a decisão de seguir a Jesus. Além disso, Casa do Julgamento® tem um incrível impacto sobre as igrejas e organizações que escolhem, em parceria conosco, montarem Casa do Julgamento® em sua cidade. Essas igrejas e organizações estão continuamente relatando que a montagem de Casa do Julgamento® unifica as pessoas, trás foco e enriquece a vida de oração, também fortalece o compromisso de alcançar os sem igreja em sua comunidade.

TEMA

Pedro e Andréa estão tendo problemas para ouvir seus filhos adolescentes Ana e André. A pressão extra que Pedro vem sofrendo por causa da sua demissão o faz beber em excesso e descontar seus problemas na família, especialmente em Ana. Na escola, um amigo chamado João, preocupado com Ana, fala para ela como ter um relacionamento pessoal com Jesus, ela aceita a Cristo. Ana, agora com uma nova perspectiva de vida, escreve ao seu pai uma carta, expressando o seu amor e o amor de Jesus por ele. Tragicamente um acidente de carro mata Ana, João e seu irmão André (que havia rejeitado a mensagem do Evangelho), enquanto voltavam da escola. O arrependimento de Pedro fica evidente quando ele fica sabendo, pelos médicos, da tragédia que aconteceu aos seus filhos. A carta escrita por Ana foi encontrada entre suas coisas e dada aos seus pais. Pedro lê a carta e fica arrasado juntamente com Andréa.

ONDE?

Igreja Batista do Parque São Basílio
Rua Aricuri, 1716 Campo Grande RJ.
Tel.: 2415-4177
Agendamento à partir do dia 28/6/2010, tel. 33947664.


A importância de ter foco e andar com Deus

terça-feira, 15 de junho de 2010 21:57 Postado por Marcos Nunes
Marcadores: , ,

0

Faz algum tempo que combinei com minha noiva que poderíamos fazer um acordo para desenvolvermos uma maior comunhão nas questões devocionais. A partir de então, escolhemos um livro da Bíblia e líamos 1 capítulo por dia, cada um lê sozinho.

Quando terminamos o livro de Deuteronômio ela propôs que lêssemos Josué, mas desta vez seriam dois capítulos por dia, eu chorei um pouco mais topei.

Logo no início da leitura fiquei muito feliz, pois o relato da experiência em que Josué assume o “ministério de Moisés” me ensinou coisas muito interessantes. É bom ver como Deus insiste em declarar e mostrar a Josué que Deus seria com ele, assim como foi com Moisés.

Seria muito natural que Josué se sentisse inseguro no início de seu ministério, mas Deus o cercou de cuidados e de promessas o tempo inteiro.

Mas Deus não deu só seus cuidados e promessas. Ele também deu instruções importantes a Josué.

“Tão somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares.” Josué 1.7

Ele disse: “Esforça-te e tem bom ânimo”

Ele disse: “Não te desvies [livro desta lei] nem para direita e nem para esquerda.”

Fiquei refletindo sobre estas instruções de Deus para Josué e percebo que nem sempre é tão fácil manter o foco nas coisas que devemos fazer. Por isso mesmo que Deus diz a Josué que é necessário “se esforçar” e “ter bom ânimo”.

Manter o foco nos exige muita força, muita força de vontade. Deus está dizendo que para Josué cumprir a tarefa inacabada por Moisés seria necessário muito foco (não se desviar para a direita e nem para esquerda).

Sei que quando o texto fala de “não se desviar para direita e para esquerda“ faz uma referência clara à necessidade ser fiel ao Senhor depois que o povo vencesse Jericó, mas até mesmo para manter este tipo de fidelidade precisamos de foco e para isso precisamos ser corajoso, precisamos ter bom ânimo.

Somente seguindo estas instruções do Senhor conseguiremos ser bem sucedidos nos nossos desafios e conseguiremos vencer as “muralhas de Jericó“ que aparecem em nossas vidas.

Fórum Jovem de Missão Integral - Rio de Janeiro

19:30 Postado por Marcos Nunes
Marcadores: ,

1

Nesta segunda-feira, véspera da estréia do Brasil na Copa da África do Sul, tive o privilégio de participar de uma reunião com outros jovens do Estado do Rio de Janeiro que estão muito interessados em divulgar, discutir e viver as experiências de Missão Integral em nosso estado. Era uma reunião sobre o Fórum Jovem de Missão Integral no Rio de Janeiro – FJMI-RJ.

Este grupo já se reúne e já se envolve com os movimentos nacionais de Missão Integral há bastante tempo e recentemente fui convidado pelo Pr. Rainerson (Igreja Batista da Central da Barra da Tijuca) para participar do grupo.
 
Encontramos-nos na em frente a capela do Seminário Teológico Batista do Sul da Brasil na Tijuca – Rio de Janeiro – RJ. De lá saímos para almoçar em um restaurante de fast food (bem cara de jovem).

A reunião que tivemos foi bem de acordo com a faixa etária que temos: Todos falando ao mesmo tempo, hora todos falavam de coisas totalmente diferentes achando que estavam falando a mesma coisa, hora todos falando a mesma coisa de maneira totalmente diferente.

Telefones tocando, comentários sobre a comida, piadinhas, “zoação mútua”, cada um tentando explicar a sua idéia, um interrompendo o outro para tentar organizar a conversa, mas todos acabavam complicando mais ainda as coisas e nada de sairmos do “Zero”. Coisa de jovem.

Por fim, conseguimos conversar algumas coisas e voltamos para Seminário para preparar um email para o restante do grupo para pensarmos em uma pauta para uma próxima reunião onde decidiremos como vamos fazer os eventos os eventos preparatórios para o FJMI-RJ, que é também é um evento preparatório para o Fórum Jovem Nacional Missão Integral.

O que está em nossos corações é desenvolver uma estratégia com vários eventos em igrejas locais que tenha foco em líderes de jovens do maior número de denominações possível e do maior número de regiões possível.
A proposta é ampliar o conhecimento dos conceitos e da prática da Missão Integral em nossa juventude fluminense de maneira que quando estes jovens assumirem uma lideranças eclesiásticas possam desenvolver seus ministérios baseando-se nestes conceitos de Missão Integral.

Nossa próxima reunião será no mesmo local, dia 10/07/10 – 10:00hs.

O Senhor é a minha bandeira

quarta-feira, 2 de junho de 2010 19:39 Postado por Marcos Nunes
Marcadores: ,

2

Eu moro perto de uma Vila Militar na cidade do Rio de Janeiro e faz algum tempo que tenho feito caminhadas antes de ir para o trabalho. Sempre estou acompanhado de um tio e um vizinho, ambos já serviram ao exército e eles sempre contam histórias curiosas deste tempo.

Logo cedo presencio os oficiais comandantes chegando aos quartéis e sendo recepcionados pelos soldados que "estão de serviço". Um evento formal e intrigante que, a meu ver, não tinha muita relação com um mundo dinâmico como o que vivemos.

Outro dia destes saímos para caminhar mais cedo e presenciamos outra cena mais forte ainda, que eu ainda não havia presenciado. Quando passamos em frente a um dos quartéis os soldados começaram a se posicionar para outra reverência e eu logo prestei atenção para ver quem estava chegando, mas logo percebi que não era a recepção de uma pessoa, mas sim, o hasteamento da bandeira do Brasil.

 É possível perceber claramente que quando bandeira do Brasil é hasteada, supera em muito, a recepção de qualquer comandante, seja capitão, major ou general. Todos os soldados ao redor paravam suas tarefas e prestavam continência a bandeira nacional. O fato que mais me impressionou foi o de uma daqueles militares que parou o seu carro no meio do trânsito, saiu do carro, deixou a porta do motorista aberta, estufou o peito e ficou alguns minutos prestando continência a bandeira enquanto uma fila de carros se formava atrás dele sem esboçar nenhuma tentativa de buzinar ou reclamar.

Não sou tão fã do militarismo assim, mas esta disciplina e a devoção aos símbolos me impressionam. É quase, ou mais do que, uma religião. Há uma cultura encravada nos peitos destes homens que os levam além das suas forças, algo que forja as suas almas de tal maneira que não há mais como desertar de suas vocações em qualquer circunstância que seja.

Fico me perguntando como é a relação dos cristãos com os seus símbolos: qual a postura deles diante dos seus valores mais densos e profundos? Qual o motivo que os fazem parar tudo em nome de um BEM maior? Não falo de uma bandeira ou algo tangível, falo de princípios. 

É muito interessante quando encontramos cristão que param tudo por amor ao próximo, que reverenciam a solidariedade, que prestam continência a ética, que assumem uma postura forte e correta diante do soar das cornetas dos famintos, que atendem os comandos do nosso general quando nos diz que "a ordem é para marchar', que são obedientes quando a voz de comando ordena "meia volta volver".
Devemos Sinalizar o Reino!

Somos chamados para ser porta-estandarte e devemos dizer como Moisés "O SENHOR É MINHA BANDEIRA" Ex: 17.15.

Finalizo este artigo propositalmente deixando um gostinho de “quero mais”.

Forte Abraço!

Marcos Nunes