A importância de ter foco e andar com Deus

terça-feira, 15 de junho de 2010 21:57 Postado por Marcos Nunes
Marcadores: , ,

Faz algum tempo que combinei com minha noiva que poderíamos fazer um acordo para desenvolvermos uma maior comunhão nas questões devocionais. A partir de então, escolhemos um livro da Bíblia e líamos 1 capítulo por dia, cada um lê sozinho.

Quando terminamos o livro de Deuteronômio ela propôs que lêssemos Josué, mas desta vez seriam dois capítulos por dia, eu chorei um pouco mais topei.

Logo no início da leitura fiquei muito feliz, pois o relato da experiência em que Josué assume o “ministério de Moisés” me ensinou coisas muito interessantes. É bom ver como Deus insiste em declarar e mostrar a Josué que Deus seria com ele, assim como foi com Moisés.

Seria muito natural que Josué se sentisse inseguro no início de seu ministério, mas Deus o cercou de cuidados e de promessas o tempo inteiro.

Mas Deus não deu só seus cuidados e promessas. Ele também deu instruções importantes a Josué.

“Tão somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares.” Josué 1.7

Ele disse: “Esforça-te e tem bom ânimo”

Ele disse: “Não te desvies [livro desta lei] nem para direita e nem para esquerda.”

Fiquei refletindo sobre estas instruções de Deus para Josué e percebo que nem sempre é tão fácil manter o foco nas coisas que devemos fazer. Por isso mesmo que Deus diz a Josué que é necessário “se esforçar” e “ter bom ânimo”.

Manter o foco nos exige muita força, muita força de vontade. Deus está dizendo que para Josué cumprir a tarefa inacabada por Moisés seria necessário muito foco (não se desviar para a direita e nem para esquerda).

Sei que quando o texto fala de “não se desviar para direita e para esquerda“ faz uma referência clara à necessidade ser fiel ao Senhor depois que o povo vencesse Jericó, mas até mesmo para manter este tipo de fidelidade precisamos de foco e para isso precisamos ser corajoso, precisamos ter bom ânimo.

Somente seguindo estas instruções do Senhor conseguiremos ser bem sucedidos nos nossos desafios e conseguiremos vencer as “muralhas de Jericó“ que aparecem em nossas vidas.

Comments (0)

Postar um comentário