Sinalizando o Reino na Cultura

sábado, 1 de maio de 2010 13:38 Postado por Marcos Nunes
Marcadores: , ,

Eu tive a honra de estar presente na cerimônia de formatura do meu amigo André Thiago. Eu já havia postado um artigo que era uma adaptação de um email em que eu relatava como havia sido a banca de exame do Trabalho de Conclusão de Curso de Design Digialna INFNET.

Agora eu estive presente na cerimônia de formatura. As formaturas são naturalmente longas, densas, burocráticas e forçadas. Resumindo: chatas, mas eu gosto! Eu adoro ter a oportunidade de compartilhar as alegrias e vitórias das pessoas que eu amo. É gostoso sentir-se parte de um momento tão importante, o ápice de uma história de 4 anos, de muito dinheiro, tempo, estudos, sacrifícios e etc.

De maneira particular a estrela principal da festa foi meu amigo André Thiago, mas uma outra estrela mais popular entre o grande público estava presente, o ator Milton Gonçalves é o pai de uma das alunas desta turma e se dispôs e ser o mestre de cerimônias da mesma.

Antes de suas palavras formais pediu licença para compartilhar uma história pessoal. Ele contou que quando sua esposa estava grávida do primeiro filho do casal tiveram uma conversa em que a questão era "Qual seria o maior legado eles poderia deixar para os seus filhos neste mundo tão hostil?". Segundo ele, sua esposa muito sabiamente disse: "Cultura".

Creio que a igreja de Jesus Cristo precisa aprender a dar mais valor para a cultura dos seus partícipes. Creio que a igreja deve ter um papel fundamental no processo de interferência e produção de cultura. A igreja não pode se posicionar como uma agência reguladora da cultura humana ou nacional, mas deve ser uma agência de influência nos valores humanos para que estes seres humanos sejam produtores de culturais que de alguma forma sinalizem o Reino de Deus.

Precisamos investir mais na formação artistas cristãos autênticos. Precisamos de gente com talento artístico e valores cristãos influenciando nossa sociedade. Isso é sinalizar o Reino de Deus através da cultura.

Deus seja louvado pela arte!

Forte abraço!

Marcos Nunes

Comments (0)

Postar um comentário